Está muito na moda, há já alguns anos, a largada de balões com uma luz led dentro. Consegue imaginar, no momento em que os noivos estão a cortar o bolo no jardim, já de noite e com "aquela musiquinha" especial... cada convidado solta um balão brilhante que sobe pelo céu... realmente torna o momento mágico, glamoroso e único...
Muito bonito não é? Mas será que vale a pena?
Depende da sua consciência!...
É recorrente ver este género de animação em todo o tipo de eventos, aniversários, casamentos, empresas,... Eu própria acho muito bonito, mas quando percebi do que se tratava efectivamente, a minha opinião mudou drasticamente.
O hélio é um gás mais leve do que o ar, por isso os balões sobem pelo céu fora. E para onde vão?
Na realidade não saem da atmosfera, a determinada altura, a pressão dentro do balão é maior do que a pressão atmosférica, tendo por consequência o rebentamento do balão. Outra possibilidade é o vazamento do hélio, fazendo com que o balão desça.
Seja qual for a explicação, podemos concluir que os balões não ficam no céu, muito menos vão para o espaço. Vão cair a muitos Km do ponto em que foram largados.
Recentemente, decidi, em vez de largar o balão, trazê-lo para casa, a minha filha delirou. :)
Poucas horas depois o balão já não subia e, depois das crianças brincarem, os adultos satisfizeram a curiosidade. Afinal, o que é que emite aquela luz?
O desencanto foi imediato! Sabia que cada balão tem um aparelho de plástico, +/- com 2 cm, com um led e 3 PILHAS LR41? Sabia que cada evento liberta centenas de balões? Consegue fazer o cálculo da quantidade de pilhas que são atiradas no meio ambiente?
Escolher uma largada de balões, só de ar, para comemorar seja o que for, já é uma atitude pouco amiga do ambiente. Agora diga-me o que devemos chamar a uma largada de balões com 3 pilhas dentro?
Para mim é um atentado contra a Natureza! Deveria ser proibido por lei!
Até me podem dizer que, atualmente, as pilhas e baterias não são um risco para a saúde humana. Mas esse argumento só pode ser válido se forem devidamente recolhidas. Como não são biodegradáveis, com o passar do tempo, acabam por rebentar libertando os líquidos tóxicos que têm no seu interior. Este tipo de lixo vai contaminar o solo e, consequentemente, os lençóis friáticos, rios, lagos, mar, causando danos na agricultura... enfim, acabando por prejudicar toda a Natureza.
Por isso, peço que reflitam sobre esta informação. Ponderem muito bem se, escolher uma largada de balões com leds, é a atitude mais correcta.
Se partilha da minha opinião divulgue entre os seus amigos, sensibilize as pessoas que sabe que vão promover eventos!
Sem comentários:
Enviar um comentário