quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Poupar no Regresso às Aulas

Nesta altura do ano os pais começam a pensar no regresso às aulas, todas as famílias têm de fazer muitas contas à vida... O ideal seria conseguir planear esta época logo a partir de janeiro, ou pelo menos com alguns meses de antecedência, mas por vezes o orçamento familiar não permite isso. Se não consegue fazer esta poupança a médio prazo é preciso delinear algumas estratégias para aliviar  as despesas deste mês.



O que fazer?
Como planear as compras?

Em primeiro lugar deve perceber se todo o material escolar, descriminado na lista fornecida pela escola, é realmente necessário e em que altura do ano lectivo vai ser utilizado. Por vezes há material que nem chega a ser estreado durante todo o ano lectivo, logo trata-se de uma despesa desnecessária.
Pode também acontecer que, determinado material, só chegue a ser utilizado passados alguns meses do inicio do ano escolar. Neste caso, se fizer a compra mais perto do momento que o material é efectivamente necessário, pode aliviar o orçamento do mês de agosto ou setembro.
Quem tem filhos em níveis mais avançados, nomeadamente no nível secundário ou superior, muitas vezes é solicitado que comprem livros de literatura ou científicos. Antes de decidir efectuar esta despesa, certifique-se se o livro existe na biblioteca municipal ou da própria escola. As bibliotecas servem para isso mesmo, facultar à população o acesso às mais variadas obras literárias.

Livrarias, grandes superfícies ou on-line? 

Algumas pessoas dão-se ao trabalho de fazer um estudo dos preços, do material que pretendem comprar, praticados em diferentes espaços comerciais. Através de uma tabela comparativa de valores decidem onde adquirir cada item pelo melhor valor encontrado. Para além do tempo, trabalho e gastos em deslocações que esta tarefa dá não se esqueça que, quando temos demasiada escolha, as decisões tornam-se mais difíceis e o risco de fazer más opções é grande.
Por norma as grandes superfícies têm melhores preços, mais variedade e as famosas marcas brancas. As compras on-line também podem ser vantajosas, certifique-se bem das condições de entrega, os custos de envio também devem ser contabilizados.
Cada vez mais há quem recorra aos livros em 2.ª mão. É uma excelente escolha! Informe-se na sua Junta de Freguesia ou no Município.

E como podemos dizer NÃO aos nossos filhos?

Por vezes os nossos filhos pedem determinado tipo de material, nomeadamente de marcas mais caras, que podem custar o dobro de outras marcas. A melhor estratégia é dar-lhes a conhecer o orçamento disponível para gastar com o material escolar. Não é necessário mostrar todos os detalhes das despesas da família, deve ter a preocupação de comunicar sem chocar. Não é preciso deixar as crianças/jovens demasiado preocupados porque a responsabilidade sobre a verdadeira gestão do orçamento familiar é dos adultos. As crianças e jovens percebem e aceitam se lhes for dado a conhecer quanto têm para gastar para o arranque do ano lectivo. Envolvê-los e trazê-los para a realidade vai motivá-los a fazer as escolhas certas consoante o orçamento disponibilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger